Rita Dahl traz Pessoa à Casa da Escrita


Rita Dahl traz Pessoa à Casa da Escrita
Terça, 27 de Setembro de 2011
por Acabra .Net



A Casa da Escrita abriu as portas para um encontro com a escritora e jornalista finlandesa, Rita Dahl, numa sessão íntima que combinou poesia portuguesa e finlandesa, a obra da autora e interpretações de canto lírico. Por Beatriz Martins


Numa apresentação breve da sua obra, a autora, formada em Ciências Políticas, descreveu um percurso profissional dirigido à poesia, com um trabalho sobre Fernando Pessoa apresentado na Universidade de Helsinquía: O Mito Romantico-Modernista dos Heterónimos. Sobre este autor, a escritora afirma ter sido “uma pessoa bem ambígua: num lugar um pouco só, como as suas personagens, noutro lugar com uma vida bem ativa”.

Rita Dahl tem já 5 obras de poesia originais publicadas, alguns livros sobre as suas viagens por Portugal, Brasil, Nigéria, entre outros países, e várias traduções de autores portugueses, assinadas por si.

Num segundo momento, o encontro enveredou pela leitura de poemas da escritora, na língua original, em português e em inglês: “O Inferno”, “El coracón del tiempo”, “Uma rosa, também uma rosa”, entre outros.

Permitindo um conhecimento mais aprofundado sobre a escritora e jornalista de nacionalidade finlandesa, este encontro contou também uma parte musical, sendo que Rita Dahl brindou os presentes com quatro interpretações de canto lírico, da autoria de Villa-Lobos, Gabriel Fauré e Jean Sibelius.

Comments

Popular posts from this blog

Kirjallisuus, valta ja vastuu -keskustelu huomenna

Surullisen hahmon ritari

Malawi folk-tale