Encontro na Casa da Escrita em Coimbra no dia 26.9. as 18

Caros membros do “Clube dos Amigos da Casa da Escrita”, é com enorme satisfação que vos informamos que no dia 26 de Setembro, pelas 18h00, irá decorrer na Casa da Escrita um encontro com a poeta Finlandesa Rita Dahl.

Durante a sessão, serão lidos poemas da poeta em Finlandês, Inglês e português. Haverá ainda a possibilidade de Rita Dahl proceder à interpretação de 2 ou 3 canções, nomeadamente de Villa-Lobos, Gabriel Fauré, ou Jean Sibelius.


Rita Dahl (n. 1971) é escritora e jornalista, de nacionalidade finlandesa (Vantaa). Formada em Ciências Políticas, tem ainda uma licenciatura em Literatura Comparada, com uma pesquisa sobre “Um míto romantico-modernistico dos heterónimos de Fernando Pessoa”. Publicou 4 colectâneas de poesia, Kun luulet olevasi yksin (Loki-Kirjat 2004), Aforismien aika (PoEsia 2007), Elämää Lagoksessa (ntamo 2008), Aiheita van Goghin korvasta (Ankkuri 2009), além de 4 outros livros: um de viagens sobre Portugal, Tuhansien portaiden lumo – kultuurikierroksia Portugalissa (Avain 2007), uma colecção dos artigos sobre legendários artistas visuais finlandeses, poetas e escritores: Kuvanluojat (Kesuura 2009), o livro Liberdade da palavra Finlandizada (Multikustannus 2009) e livro de viagem sobre Brasil (Savukeitaan Brasilia). Rita Dahl foi vice-presidente do PEN CLUB finlandês e presidiu ao Comité de Mulheres Escritoras durante 2005-2009. Organizou também um encontro internacional das escritoras Central-Asiáticos e internacionais em Agosto de 2008, de que resultou a antologia Kyltymätön uuni - The Insatiable Furnace (Like 2008) organizada por Dahl. Posteriormente foi publicada a antologia bilingue (russo e inglês) Nightingale in Cage (Iskender 2009), organizada por Lilia Kalaus. Actualmente trabalha na tradução e edição de uma antologia de poesia contemporânea portuguesa.

Comments

Popular posts from this blog

Kirjallisuus, valta ja vastuu -keskustelu huomenna

Surullisen hahmon ritari

SLE ei estä pianistia toteuttamasta unelmiaan